Dachshund - Teckel


Teckel de Pêlo Curto
O Dachshund, também chamado de Dackel ou Teckel, é conhecido desde a Idade Média. Criava-se, nessa época, muitos cães descendentes de Bracos, que eram especialmente bons para a caça debaixo da terra. Desses cães providos de pernas curtas evoluiu o Dachshund, que foi reconhecido como uma das mais versáteis e úteis raças de caça. Ele também mostra excepcional trabalho sobre a terra, caçando silenciosamente. Além disso, possui alto instinto de busca, seguindo animais feridos.

Posteriormente passou a ser utilizado como cão de companhia, sendo um excelente companheiro, demonstrando verdadeiro amor pelo dono. É um cão amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Muito alegre e corajoso, o Teckel, como um bom caçador, é teimoso e precisa de disciplina e comandos que somente o seu proprietário pode oferecer. É meigo, muito dócil e adora ficar dentro de casa. 

Teckel de Pêlo Longo
O Teckel é um cão baixo, de pernas curtas, comprido, bem musculoso, com atitude orgulhosa, cabeça elevada e de expressão atenta. Apesar das pernas curtas em relação ao corpo comprido, é muito vivo e ágil.

Durante décadas, o Dachshund tem sido criado em 3 diferentes tamanhos (Teckel Standard, Teckel Anão e Kaninchen) e em 3 diferentes pelagens (Pêlo Curto, Pêlo Duro e Pêlo Longo). O Teckel de pêlo curto tem a pelagem densa e rente ao corpo; o Teckel de pêlo longo possui pelagem também ajustada ao corpo, mas é mais comprida, principalmente em algumas partes e o Teckel de pêlo duro tem pelagem áspera, no mesmo comprimento pelo corpo todo. Os Teckel de pêlo curto necessitam de uma escovação geral semanal; já os de pêlo longo ou duro necessitam de escovação a cada dois dias.

Teckel de Pêlo Duro

A coloração pode apresentar 3 padrões:
Unicolor - vermelho, amarelo avermelhado, amarelo com ou sem mistura de pêlos pretos; 

Bicolor - preto, marrom, cinza, branco nas extremidades com marcações em castanho; 


Arlequim - pelagem castanho claro, cinza claro, às vezes branca, com manchas desiguais e de cor marrom escuro, amarelo avermelhado ou preto.


Voltar