Rhodesian Ridgeback




O Rhodesian Ridgeback é a única raça registrada nativa da África do Sul. Eles se originaram do cruzamento de cães criados pelo povo Khoikoi, os hotentores, conhecidos como Ridge Dogs (semi-selvagens, de tamanho regular, com orelhas de porte alto e com uma característica inversão de pêlos no dorso) com Pointers, Sabujos, Terriers, Mastins, Collies e Bulldogs levados pelos colonizadores europeus.

O Rhodesian Ridgeback ou “Cão de Leão” era utilizado em caçadas, especialmente a leões, caçando principalmente em grupos de dois ou três. Sua função original era localizá-la e guardá-la à distância até a chegada do caçador. Seu padrão original que foi redigido por Mr. Francis Richard Barnes, em Bulawayo, Rodésia, em 1922, foi baseado no padrão do Dálmata e aprovado pelo South African Kennel Union, em 1926. O nome da raça se deve à protuberância formada por aquela inversão de pêlos no dorso, em forma de uma pequena cordilheira, sobre a coluna vertebral.

A aparência geral é de um cão bem balanceado, forte, musculoso, ágil e ativo, de silhueta simétrica, harmoniosa muito resistente e de alto potencial de velocidade. Os aspectos mais marcantes são a agilidade, a elegância e a firmeza, sem nenhuma tendência a ser pesado. A peculiaridade da raça é a crista no dorso que é formada pelos pêlos que crescem em direção oposta ao restante da pelagem. A crista é uma marca distinta da raça. Ela deve ser claramente definida e simétrica e afinar gradualmente em direção à garupa, comendo a formar-se imediatamente atrás dos ombros, indo até os quadris. A crista deve ter duas coroas idênticas e opostas entre elas.

Inteligente, com um ar digno, reservado com os estranhos, sem apresentar agressividade ou timidez, o Rhodesian dá a sua vida para proteger seus donos. Ele é capaz de farejar, rastrear e acuar um intruso, mesmo sob situações bastante adversas. É muito ágil, veloz, resistente e capaz de cobrir longas distâncias. Esta raça pode desempenhar funções de cão farejador, policial e de pastoreio. Devido ao seu grande porte deve ser criado, preferencialmente, em grandes espaços e necessita de exercícios diários, como caminhadas.

O pêlo é curto e denso, de aspecto liso e brilhante, sem ser lanoso ou sedoso. Pode apresentar-se em cores do trigo pálido ao vermelho trigo. Uma pequena mancha branca no peito e nos dedos é aceita.


Voltar