Galgo Espanhol



O Galgo Espanhol é conhecido desde a Antiguidade pelos Romanos, embora se acredite que sua chegada e implantação na Península Ibérica seja muito anterior. Descendente de antigos lebréis asiáticos, ele se adaptou aos diferentes terrenos de estepes e planícies da região. Foi exportado em grandes quantidades para outros países como a Irlanda e Inglaterra durante os séculos XVI, XVII e XVIII, sendo um dos ancestrais do Galgo Inglês, o English Greyhound.

O Galgo é um cão de caça à lebre, em rápida perseguição, guiando-se pela visão. Também foi utilizado para perseguir outros animais de pêlo, como coelhos, raposas e também javalis. Porém, a primordial utilização da raça tem sido e é a caça às lebres em corrida.

A aparência é de um cão lebrel de bom tamanho, podendo os machos atingir os 70 centímetros de altura. Apresenta estrutura óssea compacta, cabeça longa e estreita, tórax de ampla capacidade, ventre muito retraído e uma cauda muito longa.

O Galgo é um cão que apresenta um temperamento de caráter sério e retraído e geralmente independente. Porém, quando sai para caçar, demonstra uma grande energia e vivacidade. Apesar de ser uma companhia amigável, é um cão distante, que necessita de muito espaço para se exercitar e às vezes tende a ser meio mal-humorado.  É cão de corrida, caça esporte e companhia.


O pêlo é denso, muito fino, curto, liso e espalhado por todo o corpo até os espaços interdigitais. A variedade de pêlo duro, semilongo, apresenta maior aspereza e comprimento de pêlos, que pode ser variável. Embora sempre espalhado uniformemente pelo corpo, tende a apresentar uma barba e bigodes na face, sobrancelhas e topete na cabeça. Quanto à cor, todas são permitidas, sendo consideradas como mais típicas as seguintes:

· fulvos e tigrados mais ou menos escuros;
· pretos;
· manchas escuras e claras;
· encarvoados;
· canelas;
· amarelos;
· vermelhos;
· brancos;
· com manchas brancas e malhados.