Beagle



Existem relatos de cães semelhantes ao Beagle desde o século III. A raça, usada como caçador de lebres, na Inglaterra, sobreviveu graças a suas qualidades de farejador e à determinação de criadores dedicados, dentre eles esta a Rainha Elisabeth I, que possuía numerosos exemplares. Foi a partir do reinado de seu pai, Henrique VIII, no século XVI, que a raça atual se desenvolveu.

O Bealgle é um excelente cão de companhia mas, na Inglaterra, ainda é utilizado na caça à lebre. Também há registros de sua partipação nas caçadas ao porco selvagem e ao veado na Escandinávia, sendo usado também como retriever em caçadas no Canadá e na caça ao coelho norte-americano.

O Beagle é um cão alegre, esperto, brincalhão, irreverente, travesso e extremamente cativante. É um cão alerta, inteligente e possui um temperamento equilibrado. Amável e vigilante, não demonstra nem agressividade, nem timidez. Possui um temperamento dominante, sendo necessário educá-lo desde cedo, com clara definição de limites, mas é de fácil domínio.

Seu aspecto geral é de um cão forte, pequeno e de pernas curtas, muito ativo e de aspecto sólido. Existem duas variedades que se diferenciam basicamente pela altura: a inglesa, padrão da FCI de 33 cm a 40 cm, e a americana, adotada pelo AKC, cuja altura varia entre 33 cm e 37,5 cm. Sua pelagem é curta, densa e impermeável. São aceitas todas as cores reconhecidas para os cães Hound, exceto fígado.

É um cão que não necessita de muitos cuidados, a não ser a prática de exercícios diários. Apesar de ser um cão pequeno, o Beagle precisa de espaço pois tem uma incrível energia. Também é necessário um cuidado com sua alimentação, com um controle alimentar extremamente rígido, pois a raça apresenta uma tendência à obesidade. O sobrepeso pode causar uma série de problemas como alterações cardíacas, sobrecarga das articulações e da coluna vertebral.