Basset Hound


Os cães do tipo Basset existem há milhares de anos, no entanto, a raça Basset Hound é relativamente recente, tendo sido desenvolvida a partir do século XIX, na Inglaterra.

O Basset Hound originou-se do cruzamento entre o French Basset Artésien Normand e o Bloodhound. Foi criado para ser um cão lento, o que permitia que fosse acompanhado a pé nas caçadas, e ideal para encontrar o rastro de lebres e coelhos, podendo também entrar nas tocas, por seu tamanho. 

Atualmente, o Basset Hound é criado, principalmente, como cão de companhia. É um cão calmo, afetuoso, nunca agressivo ou tímido, que se dá muito bem com crianças. Apesar da aparência triste o Basset Hound é um cão muito alegre. Mantendo seu instinto de caçador, é um farejador incrível, capaz de seguir um rastro por horas até encontrar o que procura. Assim, é aconselhável um grande cuidado para não perder seu cão quando levá-lo à rua ou se for criado em casa.

O Basset Hound é um cão de pernas curtas, de considerável substância e bem balanceado, com a cabeça semelhante à do Bloodhound. Suas orelhas são longas, alcançando além de um focinho de comprimento. Seu pêlo é duro, liso e denso, protegendo bem o animal. Quanto à cor, geralmente é preto, branco e marron (tricolor); limão e branco (bicolor), mas qualquer cor reconhecida de hound é aceitável.

Apesar de ser de porte pequeno e de não precisar de um espaço muito grande no lar, o Basset Hound requer uma boa dose de exercícios diários. Outro cuidado que se deve ter com a raça é a escovação dos pêlos.