Afghan Hound


O Afghan hound é uma das raças de cães mais antigas, cujas referências datam de aproximadamente 300 a.C. Não há registros sobre a chegada da raça ao Afeganistão, onde foi desenvolvida. O desenvolvimento do Afghan hound se deu principalmente por povos nômades, que o utilizavam na caça a gazelas e lebres devido à sua grande velocidade.

A aparência do Afghan hound dá uma impressão de força e dignidade, combinando velocidade e poder. A cabeça é portada orgulhosamente; a expressão oriental é típica da raça. Parece olhar através das pessoas. Tem um ar digno e indiferente, com uma leve ferocidade.


Sua pelagem longa pode exibir todas as cores. Ela requer escovação a cada três dias para que se mantenha sedosa, mas não requer tosa. Seus olhos, em geral, são escuros, podendo também ser dourados.

O afghan hound é apegado ao dono, mas não o demonstra freqüentemente. É reservado com estranhos e gentil com crianças, mas não interativo o suficiente para suas brincadeiras. O afghan hound convive bem com outros pets dentro de casa, mas pode querer caçar pequenos animais quando solto ao ar livre.

Devido ao seu porte grande deve, preferencialmente, ser criado em áreas espaçosas. A raça adapta-se bem a qualquer tipo de temperatura — o que não significa que deva ser criada fora da casa, longe do convívio familiar.